18 de dezembro de 2008

A terra de ninguém: Caxemira

“Aprisionada” entre a Índia, Paquistão, China e Afeganistão a Caxemira é uma zona de conflito constante. É uma região montanhosa ao norte da Índia e do Paquistão e que possuía na época da independência da Índia (1947) uma posição vantajosa considerando-se que ficava bem próxima da região do Tajiquistão, então parte da União Soviética.



Actualmente a região da Caxemira divide-se em quatro áreas diferentes: os Territórios do Norte e a Caxemira Livre, pertencentes ao Paquistão, a região de Jammu e Caxemira pertencentes à Índia e a região de Aksai Chin sob ocupação chinesa.

Aquando da independência do sub-continente indiano em 1947, até então pertencia à Inglaterra, surgiram dois novos países, a Índia e o Paquistão. O surgimento destes dois novos países deveu-se à existência de duas religiões distintas e totalmente opostas no mesmo território, os indianos eram hindus e os paquistaneses muçulmanos.

Com o fim da dominação colonial, a Inglaterra colocou ao marajá da Caxemira a escolha de incorporar-se à Índia ou ao Estado Paquistanês. Mediante o dilema político instalado, Paquistão e Índia reivindicam o domínio da região da Caxemira ao longo dos anos.

Acaba por surgir uma guerra não declarada entre estas duas facções.

A Caxemira situava-se entre ambos os países e por esta zona tinham que passar milhões de pessoas que se deslocavam para o país da sua religião (Hindus para a Índia e Muçulmanos para o Paquistão). Enquanto todo este conflito se propaga, os Pathans, uma tribo nómada que habita entre o Paquistão e o Afeganistão, invade a Caxemira. O marajá da Caxemira pede apoio à Índia e em troca cede parte do território que é habitado por muçulmanos, gerando uma revolta interna com o apoio do Paquistão.

Em 1962, a China junta-se ao impasse e conquista um trecho de Jammu e Caxemira; no ano seguinte, o Paquistão cede aos chineses uma faixa dos territórios do norte, uma provocação clara à Índia que reivindicava estes territórios.

Actualmente, são comuns as explosões e os atentados terroristas nesta zona. Com o escalar da violência os dois países empenharam-se em desenvolver tecnologia nuclear e actualmente são duas potências nucleares.

A ONU tentou intervir sugerindo que os habitantes da Caxemira deveriam escolher o seu futuro através de votos. A Índia nunca permitiu esta situação o que despoletou duas guerras entre os dois países, em 1965 e 1971.


Veja também:
Tensão entre a Índia e o Paquistão (neste blog)
Reacção do Governo português
(neste blog)

Sem comentários: