8 de janeiro de 2010

4000.000.000.00€ Investidos pela EDP Renováveis no mar da Escócia

A EDP Renováveis garantiu o concurso para instalar no mar da Escócia ventoinhas eólicas, num negócio que ascende os 4 mil milhões de €uros.

Uma semana depois de alguns milhares de Portugueses terem estado às escuras durante mais de uma semana, em Torres Vedras, a EDP garantiu um investimento GIGANTE no mar... Da Escócia.

A falha na electricidade, numa altura crítica, visto que, coincidiu com a noite de natal, deveu-se à queda, ou derrube, de 700 antenas de electricidade devido ao mau tempo...Ok, acontece, mas, ainda assim, apetece perguntar quanto é que custa cada uma destas antenas.

Certamente, por muito muito muitíssimo menos de 4 mil milhões de euros, a EDP podia ter restabelecido a electricidade, ou até, ter evitado que esta pouca vergonha tivesse acontecido.

No entanto, a EDP relativizou este caso e dirigiu as desculpas para o mau tempo e pouco mais.

Na semana seguinte, são 4 mil os milhões investidos no mar da Escócia.
Concursos com "preços" absurdos, fico assim, a perceber porque é que as energias renováveis avançam a conta gotas, o que eu tenho a certeza é que quem não se importa é a OPEP, que lambe os beiços a ver os concursos para aproveitar as energias mais fáceis de captar a chegar a estes valores.

Questões pertinentes:

Porque é que o Governo, em tempo de crise, permite que empresas como a EDP façam o que bem lhes apetece e nem se pronuncie?

Como é que o Governo deixa a EDP, empresa a que todos temos de pagar (ou isso ou vivemos numa gruta sem electricidade), investir deste modo fora de Portugal, quando por cá ainda há tanta gente a viver semanas sem luz, sem culpa própria? (EMPRESA PRIVADA O TANAS, se não há concorrência o Governo tem de se pronunciar!).

Portugal, país com 900km's de costa atlântica, não serve para aproveitar a energia do vento? Porquê ir lá para fora investir primeiro?



Agora vou para a cama contar até 4 mil milhões.

Fonte: Notícia Expresso

Sem comentários: