25 de abril de 2009

25 de Abril 1974

Dia da liberdade.

Faz hoje 35 anos que a revolução liderada por Salgueiro Maia libertou Portugal das amarras que o prendiam aos anos rigidez ditatorial.

Oliveira Salazar caiu do Poder e levantou-se Marcello Caetano, finito o Salazarismo e surgido o Marcellismo que continuou a deixar Portugal "orgulhosamente só".

A revolução dos cravos, uma peça da história que nos podemos realmente orgulhar, aconteceu sem sangue, sem balas e com o povo todo na rua, lado a lado com as armas dos militares.

O Acensurado não podia deixar passar a data sem fazer a referência merecida, 25 de Abril de 1974 é o dia que todos nos podemos orgulhar. Saber aproveitar e gerir a liberdade de cada um é o desafio que uma sociedade livre enfrenta. Se por vezes surge a referência em que antes é que se estava realmente bem, lembremo-nos que tudo o que sabemos hoje sobre o nosso país era impossível transmitir pelos orgãos de comunicação social. O lápis azul cortava tudo o que se relacionasse com crise, insegurança, guerra e política/sociedade livre. Como sabíamos nós nessa altura o que se passava realmente no país?

Um exemplo de revolução que muitos países ainda desejam um dia seguir.
Nada disto que hoje escrevo seria possível há 35 anos atrás (e não me refiro às evoluções tecnológicas).

O povo é quem mais ordena e o que há 35 anos foi um acto rebelde possibilitou que Portugal ficasse, hoje, orgulhosamente livre.


Sem comentários: